Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

ÍNDIA E PAQUISTÃO RESTABELECEM LIGAÇÃO FERROVIÁRIA

Após três dias de negociações em Nova Deli, as autoridades indianas e paquistanesas concordaram esta sexta-feira em restabelecer a ligação ferroviária entre os dois países, que se encontrava interrompida há cerca de dois anos.
19 de Dezembro de 2003 às 14:36
ÍNDIA E PAQUISTÃO RESTABELECEM LIGAÇÃO FERROVIÁRIA
ÍNDIA E PAQUISTÃO RESTABELECEM LIGAÇÃO FERROVIÁRIA FOTO: D.R.
Segundo revelou um alto responsável indiano que participou na ronda de negociações realizada na capital da Índia, o comboio de passageiros fará o percurso entre a localidade indiana de Attari e a cidade paquistanesa de Lahore de duas em duas semanas.
A decisão de restabelecer as ligações ferroviárias entre a Índia e o Paquistão é mais um passo na tentativa de aproximação que Nova Deli e Islamabad tem vindo a fazer desde que anunciaram, no final de Novembro, um cessar-fogo ao longo da sua fronteira comum em Caxemira.
Esta região situada nos Himalaias, com uma população maioritariamente muçulmana, tem sido alvo de disputas entre a Índia e o Paquistão desde a independência da Inglaterra e partilha do subcontinente indiano entre os dois países, em 1947.
Mais tarde, após uma guerra pela disputa da região (1947/49), foi assinado um cessar-fogo entre Nova Deli e Islamabad sob a égide das Nações Unidas que estabeleceu uma linha de controlo a dividir Caxemira entre a Índia (dois terços) e o Paquistão (um terço).
Todavia, a paz nunca foi alcançada, com os dois países a protagonizarem vários confrontos armados. Desde 1989, altura em que os separatistas muçulmanos iniciaram uma rebelião na região, têm-se sucedido os ataques e actos de terrorismo na parte de Caxemira controlada pela Índia, que acusa o Paquistão de apoiar essa revolta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)