Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

INDIVÍDUO INFECTADO VIAJOU EM SETE VOOS

Um homem de Hong Kong infectado com a Síndroma Respiratória Aguda (SRAS), mais conhecida por pneumonia atípica, viajou em sete voos entre 30 de Março e 5 de Abril antes de dar entrada num hospital, receando-se agora que tenha contaminado outras pessoas que viajaram nos mesmos voos.
12 de Abril de 2003 às 00:04
As companhias asiáticas tomam precauções especiais
As companhias asiáticas tomam precauções especiais FOTO: Simon Kwong (Reuters )
De acordo com o Departamento da Saúde de Hong Kong, o indivíduo, de 48 anos, apanhou, a 30 de Março,o voo 731 da Lufthansa no aeroporto daquele território autónomo chinês, tendo feito um transbordo na cidade alemã de Munique para o voo 4316 com destino a Barcelona. Posteriormente, a 2 de Abril, apanhou o voo 4303 para Frankfurt e, no mesmo dia, um outro, o 4520 para Londres. No dia seguinte, voltou a Munique no voo 4671, tendo seguido novamente para o Frankfurt a 4 de Abril no voo 265. Finalmente, a 5 de Abril, o indivíduo apanhou o voo 738 com destino a Hong Kong. Todas as viagens foram feitas através da Lufthansa.
Logo após a chegada a Hong Kong, o viajado homem foi hospitalizado, tendo já sido confirmado que sofre de pneumonia atípica. Desconhece-se por enquanto se nas suas múltiplas viagens terá infectado alguém, tendo Hong Kong lançado já um alerta.
Refira-se que a pneumonia atípica provoca sintomas parecidos com os da gripe, tendo o vírus que a provoca sido já isolado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)