Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Iniciada construção de gasoduto na Ásia Central

Infra-estrutura com ligação à Índia.
13 de Dezembro de 2015 às 16:02

O gasoduto estará concluído em dezembro de 2019
O gasoduto estará concluído em dezembro de 2019 FOTO: Reuters

O grupo Turkmenistan, um dos maiores produtores mundiais de gás, começou este domingo a construir o gasoduto TAPI que chegará à Índia passando pelo Afeganistão e Paquistão.


A cerimónia oficial realizou-se na cidade de Mari, no Turquemenistão, tendo assistido os presidentes deste país, Gurbangulí Berdimujamédov, e do Afeganistão, Ashraf Gani, além do vice-presidente da Índia, Hamid Ansari, e do primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif.


"O gasoduto estará concluído em dezembro de 2019", disse Berdimujamédov.


A conduta receberá gás que será bombeado dos reservatórios de Galkinish e terá 1.814 quilómetros de cumprimento, dos quais 214 passarão por território do Turquemenistão, país onde estão as quintas maiores reservas do mundo de hidrocarbonetos.


Segundo as previsões iniciais, o projeto irá custar cerca de 10 mil milhões de dólares (9 mil milhões de euros) e vai permitir bombear gás até à fronteira da Índia (33.000 milhões de metros cúbicos de gás por ano).


A construção do gasoduto está a cargo de um consórcio turco japonês que se financiou junto do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).

grupo Turkmenistan Índia Ásia Central
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)