Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

IRANIANOS PROTESTAM PELO FOGO

Depois de Paris e Londres, o protesto contra a detenção em França 160 elementos da organização Mujahedines do Povo chegou esta quinta-feira a Roma e Berna, onde três iranianos se imolaram pelo fogo.
19 de Junho de 2003 às 16:23
Sacrifício iraniano, ontem, junto à Embaixada da França em Londres
Sacrifício iraniano, ontem, junto à Embaixada da França em Londres FOTO: EFP
O protesto na capital italiana decorreu junto ao edifício da Embaixada de França, onde dois iranianos se regaram com gasolina e atearam fogo. Elementos da Polícia italiana reagiram de imediato, com extintores, e conduziram os dois homens para um hospital. Pouco depois, a Polícia recolheu todos os manifestantes em carrinhas e levou-os do local. Entre os detidos está Maryam Rajavi, líder do Conselho Nacional da Resistência Iraniana e mulher de um dos dirigentes dos Mujahedines do Povo, Massoud Rajavi.
Em Berna, na Suíça, um outro iraniano imolou-se pelo fogo no centro da cidade. O homem, que fazia parte de um grupo de 20 manifestantes reunidos numa pequena praça da cidade, foi prontamente assistido por polícias e levado para um hospital. De acordo com fontes oficiais, a Polícia conseguiu ontem impedir que um outro iraniano se imolasse pelo fogo em frente a um edifício consular francês na mesma cidade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)