page view

Irão aceita "negociações justas" com os EUA

Presidente Masoud Pezeshkian confirma conversações após pedidos de "vários governos amigáveis na região".

04 de fevereiro de 2026 às 01:30

O presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, anunciou esta terça-feira que deu instruções ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros para encetar "negociações justas e equitativas" com os Estados Unidos, após semanas de pressões e ameaças de Donald Trump.

"Pedi ao meu ministro dos Negócios Estrangeiros para, desde que estejam reunidas as condições certas - sem ameaças nem expectativas pouco razoáveis - iniciar negociações justas e equitativas, guiadas pelos princípios da dignidade, prudência e conveniência", escreveu Pezeshkian na sua conta oficial na rede social X, afirmando que a decisão de aceitar o diálogo vem na sequência do pedido de "vários governos amigáveis na região".

O presidente iraniano não revelou o que será discutido nas negociações, mas Trump já disse várias vezes que pretende negociar a erradicação definitiva do programa nuclear iraniano, incluindo o fim do enriquecimento de urânio, condição que Teerão sempre rejeitou.

A primeira ronda de negociações irá decorrer esta sexta-feira em Istambul, na Turquia. Além do MNE iraniano Abbas Araqchi e do enviado especial de Trump, Steve Witkoff, os trabalhos deverão ainda contar com a presença dos chefes da diplomacia da Turquia (país anfitrião e mediador), Qatar, Omã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Paquistão. Inicialmente, as negociações deverão decorrer de forma indireta, mas não está colocada de parte a possibilidade de os negociadores do Irão e dos EUA se encontrarem frente a frente, algo inédito em mais de uma década.

Nos últimos dias, o presidente dos EUA aumentou a pressão sobre o regime de Teerão e ameaçou atacar o país se recusar sentar-se à mesa das negociações. "Gostava muito de negociar um acordo. Estamos a falar com eles e se conseguirmos negociar alguma coisa será muito bom. Se não conseguirmos, provavelmente algo de muito mau poderá acontecer", ameaçou Trump.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8