Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Irão anuncia próxima meta nuclear

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que o Irão pretende instalar 60 mil centrifugadoras para enriquecer urânio e não 100 mil, como as agências noticiosas revelaram anteriormente.
20 de Novembro de 2006 às 11:45
A correcção foi feita esta segunda-feira pela Isna, a agência de notícias oficial do Irão, que assinalou que estas centrifugadoras serão usadas para produzir combustível para as centrais nucleares com a finalidade de produzir energia. Todavia, a comunidade internacional teme que o urânio enriquecido possa vir a ser usado para produzir material para ogivas nucleares.
Actualmente, o Irão dispõe de 164 centrifugadoras que, por si só, demorariam vários anos a produzir material suficiente para uma bomba nuclear. O próximo passo anunciado por Teerão consiste em instalar três mil centrifugadoras, um número já suficiente para produzir uma bomba nuclear por ano.
“Se Deus quiser, o Irão poderá abastecer as suas necessidades energéticas em combustível nuclear no próximo ano”, declarou Ahmadinejad, que já fez saber que o Irão planeia iniciar a sua primeira central de energia nuclear no próximo ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)