Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Irão assegura cooperação com AIEA

O Irão continuará a cooperar com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). A garantia foi dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Manouchehr Mottaki, que recebeu esta terça-feira em Teerão o homólogo venezuelano Nicolas Maduro.
6 de Março de 2007 às 10:41
"O Irão está disposto a estudar e a responder às perguntas da AIEA e a explicar os pontos que (este organismo) considere ambíguos", afirmou o chefe da diplomacia iraniana em conferência de imprensa. Mottaki acrescentou ainda que "a cooperação da República Islâmica com a AIEA está a decorrer de acordo com os acordos assinados entre o organismo internacional e o Irão, signatário do Tratado de Não Proliferação (TNP)" de armas nucleares.
Recorde-se que o ministro iraniano pediu ontem que o dossiê nuclear do seu país seja analisado apenas pela AIEA e não pelo Conselho de Segurança da ONU, que ameaça impor sanções a Teerão caso este não suspenda o enriquecimento de urânio, defendido pelo presidente Ahmadinejad como um direito que tem alegado sempre fins exclusivamente civis, sob o olhar de desconfiança da comunidade internacional, que acredita na existência de um plano secreto para o fabrico de armamento nuclear.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)