Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Irão diz que abateu avião americano

Num crescendo de tensão com a comunidade internacional, fontes militares iranianas afirmaram ontem ter abatido um avião não-tripulado (drone) dos EUA e ameaçaram desde logo com uma resposta musculada à alegada violação do seu espaço aéreo.
5 de Dezembro de 2011 às 01:00
Ataques de estudantes iranianos aos edifícios diplomáticos do Reino Unido em Teerão, na terça-feira da semana passada
Ataques de estudantes iranianos aos edifícios diplomáticos do Reino Unido em Teerão, na terça-feira da semana passada FOTO: Reuters

"Militares iranianos abateram um drone RQ-170 no Leste do Irão", noticiou a cadeia de televisão estatal Al Alam, citando fontes militares. "O avião-espião, que foi derrubado com poucos danos, foi apreendido pelas Forças Armadas iranianas", referiram as fontes, acrescentando, em tom de ameaça: "A resposta militar iraniana à violação do nosso espaço aéreo não se limitará às fronteiras do país." Os EUA fizeram saber de imediato que um avião seu poderá ter caído, por avaria, na região, mas afirmam que de modo algum foi abatido pelas forças iranianas.

Mais um incidente a alimentar a tensão entre o Irão e as potências ocidentais. Na terça-feira, a embaixada britânica foi atacada em Teerão, com Londres a responder e a expulsar do Reino Unido todos os diplomatas iranianos.

EXPLOSÃO JUNTO A EMBAIXADA DO BAHRAIN

Uma bomba colocada debaixo de um autocarro estacionado explodiu ontem junto à embaixada britânica no Bahrain, sem causar vítimas ou danos materiais. "Um pacote colocado debaixo de um pneu da frente explodiu", referiu um porta-voz do Ministério do Interior do Bahrain. "Dado o impacto da detonação e os escombros espalhados, sabemos que foi utilizada uma substância altamente explosiva", acrescentou. Analistas consideram que a explosão pode marcar o início de uma escalada no conflito social no Bahrain.

IRÃO TEERÃO EMBAIXADAS AVIÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)