Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Irão diz que Ocidente se vai arrepender de uma nova guerra na região

Presidente alertou contra intervenção militar ocidental.
22 de Setembro de 2013 às 12:52
Presidente do Irão, Hassan Rohani
Presidente do Irão, Hassan Rohani FOTO: Getty Images

O presidente do Irão, Hassan Rohani, alertou este domingo contra uma intervenção militar ocidental na Síria, considerando que os países ocidentais se iriam arrepender, e voltou a afirmar que é Israel a principal ameaça da região.

"Não procurem uma nova guerra na região porque se vão arrepender", disse Rohani, dirigindo-se aos países do Ocidente num discurso diante de uma parada militar, em que apelou à "política e ao diálogo" para resolver o conflito na Síria. O regime sírio de Bashar Al-Assad é o principal aliado regional de Teerão.

O presidente do Irão defendeu que "todos devem fazer um esforço para acabar com a guerra civil na Síria" e disse esperar que "os grupos de oposição da Síria se sentem à mesa de negociações com o governo".

Num artigo publicado quinta-feira no portal da Internet do jornal Washington Post, Hassan Rohani afirmou que o Irão está "pronto para facilitar o diálogo" na Síria entre o regime e a oposição, mas a coligação da oposição síria e a França rejeitaram a proposta, considerando pouco credível o desempenho desse papel pelo principal aliado regional do regime de Bashar Al-Assad.

O Irão é acusado de fornecer armas e equipamentos às forças leais ao regime sírio no conflito que já custou mais de cem,mil mortos em 30 meses. Teerão nega as acusações e, por sua vez, acusa o Ocidente, algumas monarquias do Golfo e a Turquia de armarem os rebeldes, que o Irão qualifica como "terroristas".

A crise síria tem tido várias reviravoltas nas últimas semanas, com Damasco a concordar finalmente em destruir as suas armas químicas depois de os EUA terem ameaçado com uma ação militar em resposta ao ataque químico mortal de 21 de agosto. A Síria será o foco da Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima semana em Nova Iorque.

Síria Irão Ocidente arrependimento guerra presidente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)