Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Irão: Khatami anuncia candidatura à presidência

O ex-presidente do Irão Mohammed Khatami, de 65 anos, apresentou este domingo a sua candidatura às eleições presidenciais iranianas, marcadas para Junho, insistindo na necessidade deste acto eleitoral ser “livre”.
8 de Fevereiro de 2009 às 18:31

Depois de uma reunião da Associação dos Clérigos Combatentes, o antigo presidente recordou ainda que a “participação entusiasta da população é da responsabilidade dos organizadores” do escrutínio.

“Espero poder tomar medidas para acabar com os problemas das pessoas e melhorar a sua posição no mundo”, afirmou o candidato presidencial.

O reformador Khatami, que ocupou a presidência iraniana entre 1997 e 2005, e Mehdi Karroubi,  ex-presidente do parlamento iraniano, são os dois candidatos confirmados até ao momento.  

O actual presidente do Irão, o ultra-conservador Mahmoud Ahmadinejad, ainda não confirmou a sua candidatura, muito embora seja o cenário mais provável.

Os candidatos terão ainda ser aprovados pelo Conselho dos Defensores  da Constituição, em data a anunciar pelo Ministério do Interior.  


 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)