Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

IRÃO LIBERTA SOLDADOS BRITÂNICOS

Os oito soldados que tripulavam três barcos militares britânicos interceptados na passada segunda-feira pela Marinha iraniana em Chatt al-Arab, em águas territoriais do Irão, junto à fronteira com o Iraque, foram já libertados, confirmou esta quinta-feira uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.
24 de Junho de 2004 às 08:53
Imagens dos militares britânicos mostradas na televisão iraniana
Imagens dos militares britânicos mostradas na televisão iraniana FOTO: Reuters
A libertação dos oito militares havia sido já anunciada, ontem, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Kamal Kharrazi, que adiantou que a libertação foi possível depois de as forças britânicas admitirem o “erro de terem entrado em águas territoriais iranianas”, assinalando que não tinham qualquer “intenção bélica”.
A negociação para a libertação dos oito militares britânicos, retidos pelas autoridades iranianas em local desconhecido, foi realizada através de contactos estabelecidos entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Inglaterra, Jack Straw, e do Irão, Kamal Kharrazi.
Terça-feira, alguns órgãos de comunicação social iranianos haviam noticiado que os militares britânicos seriam julgados por terem entrado ilegalmente em águas territoriais do Irão, sendo que ontem chegou a ser anunciada a sua libertação, que acabou por ser adiada, ao que tudo indica, por Teerão estar a tentar obter contrapartidas diplomáticas.
Agora, a resolução deste caso pode aliviar um pouco as tensões nas relações bilaterais entre os dois países, abaladas pelas críticas tecidas por Londres às dificuldades impostas por Teerão às inspecções ao seu programa nuclear.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)