Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Irão: Mais polícias para assegurar uso do véu

A polícia iraniana divulgou esta quarta-feira um plano para “melhorar a segurança pública” que inclui, entre outras coisas, a vigilância policial das mulheres para que estas cumpram devidamente o código de vestuário islâmico, nomeadamente o uso do véu que deve tapar a cara na totalidade.
28 de Abril de 2010 às 17:41
O sufrágio que reelegeu Mahmud Ahmadinejad está a gerar uma crise política e social
O sufrágio que reelegeu Mahmud Ahmadinejad está a gerar uma crise política e social FOTO: d.r.

O chefe da polícia de Teerão, Husein Sajedinia, garante que a nova estratégia pretende também ter uma acção mais eficaz contra o vandalismo, contra o tráfico e consumo de droga, contra os assaltos e as perseguições. Citado pela agência de notícias local, Sajedinia salienta que serão destacados mais polícias para as ruas e para os locais de lazer e diversão.

 

Estas medidas com vista à segurança nacional deverão entrar em vigor, de acordo com o diário espanhol ’20 Minutos’, ainda antes do Verão.

 

O Irão vive actualmente uma grave crise política e social desencadeada pelas últimas eleições, em Junho, que reelegeram o presidente Mahmud Ahmadinejad. A oposição garante que o sufrágio foi fraudulento e milhares de pessoas têm-se manifestado nas ruas, o que já levou milhares de manifestantes a serem detidos e mais de uma centena condenados.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)