Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Irão: “Passámos da confrontação à cooperação” (ACTUALIZADA)

O presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, afirmou esta quinta-feira que as relações do seu país com o Ocidente, no que concerne ao pacote nuclear, entraram numa nova fase.
29 de Outubro de 2009 às 18:43
Ahmadinejad diz que relações entraram em nova fase
Ahmadinejad diz que relações entraram em nova fase FOTO: dr

“Estamos preparados. Passámos da fase da confrontação para a da cooperação” – declarou o líder iraniano sem, no entanto, tornar claro se aceita a proposta da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) para que grande parte das reservas de urânio sejam transformadas em combustível no estrangeiro.

Como estava previsto, o Irão enviou à AIEA a sua resposta ao plano da comunidade internacional, embora os detalhes do texto iraniano não sejam ainda completamente conhecidos.

Sabe-se apenas que Teerão exige mudanças substanciais à proposta, incluindo, por exemplo, que o urânio empobrecido seja enviado para países estrangeiros em diversas etapas em vez de um só carregamento como tinha solicitado a AIEA.

Exigências que poderão não convencer, mais uma vez, as potências ocidentais, que continuam a suspeitar que a República Islâmica quer simplesmente ganhar tempo para desenvolver o seu programa nuclear. 'Se a proposta de Teerão é a que está a ser avançada pelas agências iranianas, então não vamos a lado nenhum', afirmou um diplomata em Viena (Áustria), sob condição de anonimato. 'Eles (iranianos) estão a deixar Mohamed El Baradei (chefe da AIEA) de mãos atadas para poder negociar', acrescentou a mesma fonte.

Recorde-se que os EUA, a Rússia e a França acolheram favoravelmente a iniciativa da AIEA, que prevê retirar do Irão entre 75 e 80 por cento do seu urânio enriquecido para que outros países o convertam em combustível para ser utilizado num reactor de investigação em Teerão que, entre outros fins, servirá para desenvolver tratamento médicos, nomeadamente produzir radio-isótopos para tratamento do cancro. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)