Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Iraque: 18 peregrinos mortos em atentados

Pelo menos 18 pessoas morreram e 48 ficaram feridas esta segunda-feira numa série de atentados à bomba visando peregrinos xiitas no centro do Iraque, na véspera das principais comemorações do luto xiita da Ashura.
5 de Dezembro de 2011 às 16:01

Duas viaturas armadilhadas explodiram nos arredores e na cidade de Hilla, 95 quilómetros a sul de Bagdad, quando peregrinos xiitas estavam reunidos para participar em cerimónias religiosas, indicaram fontes da segurança. 

O atentado mais mortífero ocorreu na zona de Neel, a norte de Hilla, causando "16 mortos e 45 feridos", segundo Mohammed Ali, médico no hospital da cidade, que recebeu as vítimas.  

O balanço foi confirmado por um tenente da polícia local, que adiantou que o segundo ataque ocorreu no centro da cidade de Hilla, onde "uma viatura armadilhada explodiu perto de uma coluna de peregrinos". Uma fonte médica indicou um balanço de um morto e 20 feridos.  

Em Latifiya, cidade a 40 quilómetros a sul de Bagdad, uma bomba dissimulada junto à estrada matou um peregrino xiita, disse fonte policial.  

O Ashura assinala o martírio do imã Hussein, neto do profeta Maomé e terceiro imã do xiismo, morto no ano 680 pelas tropas do califa omíada Yazid em Kerbala. As celebrações têm o seu ponto alto na terça-feira com marchas e procissões.  

ataques iraque bomba peregrinos hospital
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)