Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Iraque: Presidente do parlamento demite-se

O presidente do Parlamento iraquiano, o sunita Mahmoud Machhadani, anunciou esta terça-feira a sua demissão, terminando a crise que ameaçava a presença de tropas estrangeiras não norte-americanas no Iraque, a uma semana do fim do mandato da ONU.
23 de Dezembro de 2008 às 18:13

Antes da demissão do presidente da assembleia, o xeque Jamal al-Butikh, líder do grupo parlamentar da Lista Nacional Iraquiana afirmou que “a crise está no auge uma vez que a maioria dos deputados iraquianos quer a demissão do presidente Mahmoud Machhadani que os ofendeu na passada semana”. A assembleia reuniu-se em sessão plenária depois de 54 dos 275 deputados terem assinado uma petição a pedir a demissão de Machhadani.

 

Os signatários são xiitas e pertencem à Aliança Unificada Iraniana , à Aliança Curda e alguns são deputados independentes. Já na quarta-feira passada, Mahmoud Machhadani levantou-se e anunciou a demissão, declarando que os deputados que votassem contra esta demissão eram “cães, filhos de cães” e pesar de ter pedido desculpa pelas palavras proferidas, a maioria dos deputados não aceitou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)