Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Iraque: Radicais do ISIL ganham terreno

Extremistas sunitas avançam a partir da fronteira síria e tomam três cidades abandonadas pelas tropas iraquianas. Exército promete contra-ataque.
23 de Junho de 2014 às 06:51
Tropas iraquianas (na foto) têm sido impotentes para travar o  avanço dos jihadistas do ISIL
Tropas iraquianas (na foto) têm sido impotentes para travar o avanço dos jihadistas do ISIL FOTO: osama al-dulaimi/reuters

Os jihadistas do ISIL tomaram três cidades no leste do Iraque, abrindo uma nova frente na luta para criar um estado islâmico que junta partes dos territórios sírio e iraquiano.

Os radicais sunitas, que na véspera tinham tomado a localidade fronteiriça de al-Qaim, assegurando uma importante via de abastecimento a partir das suas bases na Síria, avançaram praticamente sem resistência na província de Anbar, ocupando as localidades de Rawa, Ana e Rutba, abandonadas pelas tropas iraquianas. O governo de Bagdad diz que se tratou de uma "retirada estratégica", que visa reagrupar as forças para preparar um contra-ataque. Com este avanço, o ISIL consegue abrir uma nova frente, reforçando a pressão sobre as forças iraquianas, que tinham sido impotentes para travar o avanço dos radicais no norte do país.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que esta semana vai ao Iraque, rejeitou qualquer responsabilidade de Washington na atual crise, adiantando que cabe aos iraquianos "encontrar uma liderança inclusiva".

Iraque ISIL tropas jihad
Ver comentários