Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Iraque: Tropas dos EUA gravadas a matar jornalista (COM VÍDEO)

Um vídeo gravado pelas tropas norte-americanas a 12 de Julho de 2007, agora revelado pelo site Wikileaks, mostra a morte de dois funcionários da Reuters (o repórter fotográfico Namir Noor-Eldeen e o motorista Saeed Chmargh), apanhados pelas rajadas de metralhadora do helicóptero Apache quando estavam num subúrbio de Bagdade, a capital do Iraque.
6 de Abril de 2010 às 13:41
Homens que tentaram salvar motorista da Reuters também foram abatidos
Homens que tentaram salvar motorista da Reuters também foram abatidos FOTO: d.r.

Namir Noor-Eldeen e Saeed Chmargh tinham saído em reportagem e estavam a caminhar na rua junto de meia-dúzia de homens quando a tripulação do helicóptero Apache confundiu a câmara do fotojornalista da Reuters com uma arma.

Como outras pessoas do grupo estavam armadas, a tripulação do Apache pediu de imediato autorização para disparar, o que acabou por fazer, matando a maioria dos iraquianos em poucos segundos.

"Vejam bem todos aqueles sacanas mortos", ouve-se dizer um dos soldados norte-americanos, enquanto outro responde: "Bonito."

Saeed Chmargh ainda conseguiu escapar aos primeiros tiros mas também foi alvejado. Mesmo assim tentou rastejar até a uma das casas do bairro onde o tiroteio teve lugar e os soldados dos EUA ficaram à espera que ele sacasse de uma arma para dispararem.

Nada disso aconteceu, pois o funcionário da Reuters estava desarmado, mas quando uma carrinha se aproximou do local para recolhê-lo, o Apache voltou a disparar. Os homens que estavam a tentar salvar Chmargh também foram mortos e duas crianças que seguiam no veículo ficaram gravemente feridas.

No final do vídeo divulgado pelo site Wikileaks ouve-se ainda dois elementos da tripulação do helicóptero divertidos com o facto de um tanque norte-americano ter passado por cima do corpo do repórter fotográfico Namir Noor-Eldeen.

AVISO: As seguintes imagens são extremamente chocantes e podem ferir a sensibilidade de quem assistir a este vídeo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)