Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Irmãos Kouachi: velhos conhecidos das autoridades

Autoridades também já conheciam Amedy Coulibaly, abatido pelas forças de elite francesas esta tarde.
9 de Janeiro de 2015 às 18:58
Os irmãos Kouachi, responsáveis pelo atentado.
Os irmãos Kouachi, responsáveis pelo atentado. FOTO: EPA

Os irmãos Saïd e Chérif Kouachi, presumíveis autores materiais do atentado ao semanário satírico Charlie Hebdo hoje mortos em França, foram recrutados nos anos 2000 no centro de Paris.


Também morto hoje pelas forças de elite francesas, Amedy Coulibaly, de 32 anos, um criminoso reincidente que sequestrou várias pessoas num supermercado 'kosher' (judaico) parisiense, era um velho conhecido dos irmãos Kouachi.

O ministério público de Paris tinha pedido três anos de prisão para Amedy Coulibaly em novembro de 2013 "por ter elaborado um plano de fuga e um atentado de grande escala", indicaram testemunhas da época e ele acabou por ser condenado, em dezembro de 2013, a cinco anos de prisão efetiva.


A investigação então realizada orientou os polícias na direção de um grupo de indivíduos -- entre os quais Coulibaly -- todos com o mesmo perfil: já condenados por delitos comuns e que se terão radicalizado na prisão, em contacto com islamitas radicais.

Um especialista em criminologia interroga-se sobre se o homicídio de Montrouge e o sequestro no supermercado não terão sido manobras de diversão para facilitar a fuga dos irmãos Kouachi, ou se é possível que o homem tenha agido por mimetismo, após a mediatização do massacre ocorrido na quarta-feira na redação do semanário satírico Charlie Hebdo.

A investigação sobre o recrutamento, nos anos 2000, de 'jihadistas' para o Iraque, na qual Chérif Kouachi estava envolvido, traça o perfil de um jovem movido, segundo testemunhos, pela "ira contra os infiéis" e que manifestava já vontade de agir em França.


Quanto ao seu irmão mais velho, Saïd, é mais discreto, mas viajou para o Iémen em 2011, onde recebeu treino de manuseamento de armas, de acordo com um responsável norte-americano que falou a coberto do anonimato.

Saïd Chérif Kouachi Charlie Hebdo França Amedy Coulibaly Amedy Coulibaly Paris Iémen
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)