Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

ISLÃO NA ESCOLA

Os alunos muçulmanos que frequentam as escolas espanholas vão passar a ter aulas de religião islâmica, no âmbito de um ambicioso projecto governamental que visa ajudar à integração dos filhos de imigrantes.
11 de Novembro de 2004 às 00:00
O anúncio foi feito pela directora-geral dos Assuntos Religiosos, Mercedes Rico-Godoy, durante uma visita a uma escola espanhola em Melilla. Segundo esta responsável, o projecto arrancará já em Janeiro nas escolas de Madrid, Barcelona e de algumas localidades da Andaluzia e Levante, regiões de maior concentração de população muçulmana. O projecto, que será alargado a todo o país, visa criar uma maior ligação entre as crianças muçulmanas e as escolas, facilitando assim a sua integração na comunidade.
Mercedes Rico-Godoy assegurou ainda que o governo não tenciona controlar as mensagens transmitidas nessas aulas, assim como não controla aquilo que é dito nas mesquitas, por considerar que são os muçulmanos que devem exercer um autocontrolo para evitar a difusão de discursos extremistas.
A mesma responsável opõe-se ainda à aplicação em Espanha da chamada ‘lei do véu’ em vigor em França, afirmando que a Espanha não dá tanta importância à questão dos símbolos religiosos. – *com agências
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)