Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Israel atacado a partir do Líbano

Vários foguetes foram disparados durante a madrugada desta quinta-feira a partir do Líbano sobre o Norte de Israel, causando apenas feridos ligeiros, revelaram fontes militares, indicando que o Exército israelita já respondeu a estes ataques.
8 de Janeiro de 2009 às 08:39
Israel atacado a partir do Líbano
Israel atacado a partir do Líbano FOTO: Reuters

Foguetes do tipo ‘katioucha’ caíram na região ocidental da Galileia e na cidade de Nahariya. Pelo menos cinco pessoas sofreram ferimentos ligeiros, de acordo com os serviços de emergência israelitas.         

Minutos depois, o Exército israelita respondeu a estes ataques, bombardeando a região ocidental do vale de Bekaa, no Sul do Líbano, perto da fronteira com Israel, de onde tinham sido disparados os foguetes ‘katioucha’.

O porta-voz do movimento radical Hamas no Líbano bem como o Hezbollah já negaram qualquer responsabilidade nos ataques contra o Norte de Israel, que ainda não foi reivindicado por qualquer organização.

O governo libanês já fez saber, através de um porta-voz, que está a tentar apurar quem lançou os foguetes contra território israelita, um ataque que condena. "Trata-se de um acto perpetrado por partes que não estão interessadas em ver o Líbano gozar de uma estabilidade duradoura", assinalou.

Ontem, o chefe do Hezbollah libanês, Hassan Nasrallah, afirmou estar pronto para uma nova guerra com Israel, depois de o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, ter avisado aquele movimento contra uma eventual abertura de uma nova frente na fronteira  Norte de Israel.

ISRAEL INTENSIFICA OFENSIVA NO SUL DA FAIXA DE GAZA

Esta quinta-feira, o Exército israelita intensificou a sua ofensiva contra o Sul da Faixa de Gaza, com a entrada de dezenas de tanques naquele território palestiniano controlado pelo Hamas e raides aéreos contra as cidades de Rafah e Khan Younis, junto à fronteira com o Egipto.

De acordo com fontes palestinianas, dezenas de tanques israelitas, apoiados por helicópteros, entraram no Sul da Faixa de Gaza, através do ponto de passagem de Kisufim, dirigindo-se para a cidade de Khan Younis, a maior cidade do Sul da Faixa de Gaza.

Também a cidade de Rafah foi atacada, com dezenas de objectivos a serem bombardeados pela aviação israelita.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)