Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Israel faz transferência financeira para ANP

Israel transferiu para a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP)de Mahoumd Abbas 100 milhões de dólares (cerca de 77 muilhões de euros) provenientes de impostos e taxas alfandegárias, indicou esta sexta-feira o gabinete do primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert.
19 de Janeiro de 2007 às 12:56
Israel havia suspendido as transferências, estabelecidas nos acordos de paz de Oslo (1993), depois da tomada de posse do governo do movimento radical islâmico Hamas, em Março de 2006. A soma agora transferida faz parte de um bolo total de mais de 600 milhões de dólares devidos à ANP e congelado por Israel.
O dinheiro foi transferido directamente para a presidência palestiniana ontem à noite com a condição de que não seja usado para pagar os salários atrasados dos funcionários do Governo de Ismail Haniyeh. Israel aceitou descongelar mais de metade do dinheiro após a reunião de 23 de Dezembro entre o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas.
A suspensão das ajudas comunitárias directas ao governo do Hamas provocou uma grave crise financeira no seio palestiniano, deixando a ANP praticamente em estado de cessação de funções.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)