Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Israel inicia conversações com Síria

Israel iniciou conversações de paz com a Síria, através de mediação da Turquia, confirmou esta quarta-feira o gabinete do primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert.
21 de Maio de 2008 às 10:54
O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert
O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert FOTO: d.r.

“O diálogo decorrerá de forma séria e continuada, com o objectivo de alcançar uma paz total de acordo com os termos da Conferência de Madrid”, de 1991, sublinha a nota do governo israelita.

O início das conversações foi também confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio, que adiantou que “os dois lados mostraram o desejo de conduzir negociações sérias”.

A Síria e Israel estão em estado “não beligerante” desde 1974, depois de terem protagonizado três guerras (1948, 1967 e 1973). Apesar de tudo, têm-se enfrentado por várias vezes em território libanês, sendo que Israel já levou a cabo ataques aéreos em território sírio.

O episódio mais recente ocorreu a 6 de Setembro do ano passado, quando aviões israelitas bombardearam o que o governo de Israel alegou ser o embrião de uma central nuclear que estaria a ser construído no norte da Síria.

Ver comentários