Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Israel levanta bloqueio a Gaza

O governo israelita decidiu levantar parcialmente o bloqueio imposto sexta-feira à Faixa de Gaza, permitindo o reinício do transporte de combustível e bens de primeira necessidade a partir de hoje.
22 de Janeiro de 2008 às 00:00
O bloqueio israelita levou domingo a única central eléctrica de Gaza a encerrar as suas turbinas por falta de combustível, deixando dezenas de milhar de pessoas às escuras. A comunidade internacional reagiu veementemente, levando o governo israelita a anunciar o levantamento parcial do bloqueio, imposto como resposta aos ataques com mísseis contra território israelita. “Esperemos que o Hamas tenha entendido a mensagem”, afirmou um porta-voz.
O levantamento parcial do bloqueio permitirá o envio de combustível industrial, medicamentos e outros bens essenciais, bem como da ajuda alimentar da ONU. A medida não abrange, porém, a gasolina e outros combustíveis de uso particular. “Por mim, os residentes de Gaza podem andar a pé, porque têm um regime terrorista que não permite que as pessoas do sul de Israel vivam em paz”, afirmou o primeiro-ministro Ehud Olmert.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)