Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Israel não confirma manobras militares

O exército israelita não comenta a informação difundida pelo jornal The New York Times indicando que o país realizou, este mês, treinos militares em preparação para um eventual bombardeamento sobre instalações nucleares iranianas.
20 de Junho de 2008 às 13:55
Uma das instalações na base do conflito
Uma das instalações na base do conflito FOTO: d.r.

“A Força Aérea israelita treina-se regularmente para várias missões com o objectivo de confrontar e encarar os desafios que põem as várias ameaças contra Israel”, lê-se num comunicado difundido hoje.

Citando responsáveis não identificados, o jornal norte-americano afirma que as manobras foram realizadas no Mediterrâneo Oriental e na Grécia, na primeira semana do mês, tendo participado no exercício mais de uma centena de aviões caça, aviões cisterna e helicópteros de resgate.

 

Segundo um responsável do Pentágono citado pelo Times, o objectivo de Israel era enviar uma mensagem a todo o mundo, de que não hesitará em recorrer à força para travar as intenções nucleares iranianas, caso a diplomacia falhe.

 

A 6 de Junho, o vice-primeiro-ministro israelita já havia feito uma ameaça nesse sentido, considerando serem ineficazes as sanções impostas contra o país.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)