Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Israel: Peres candidata-se à Presidência

O vice-primeiro ministro israelita Shimon Peres anunciou publicamente esta quarta-feira a sua candidatura à Presidência de Israel, na eleição do Parlamento, marcada para 13 de Junho.
30 de Maio de 2007 às 13:01
“Decidir ser candidato à presidência do Estado”, declarou Peres, na reunião parlamentar do Kadima, do qual o primeiro-ministro Ehud Olmert é membro. Actualmente com 83 anos de idade, Peres faz um balanço da sua carreira política: “Exerci praticamente todas as mais altas funções oficiais, conheci todos os fracassos mas também todos os sucessos”.
O Prémio Nobel da Paz e antigo primeiro-ministro justifica que a sua candidatura serve para “responder ao pedido de numerosos israelitas, incluindo o primeiro-ministro, deputados e cidadãos comuns para vencer o que possa ser a minha última contribuição ao serviço do país”.
A 13 de Junho, o Knesset (Parlamento israelita) tem a tarefa de escolher o próximo Chefe de Estado, que sucederá Moshé Katzav. Em 2000, na última eleição presidencial, Peres foi derrotado pelo candidato da direita. Kaztav está com funções suspensas desde Janeiro último, depois de se ver envolvido num escândalo de violação e abuso sexual.
Peres, que segundo as sondagens é muito popular em Israel, tem adversários de peso: o deputado Reuved Pivlin, do partido de direita Likud, e a deputada trabalhista Colette Avital.
Ver comentários