Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Israel “preparado para expandir operação”

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu anunciou este domingo que Israel está preparado para "expandir significativamente" a sua operação contra os militares do Hamas na faixa de Gaza, ao quinto dia desde o início da operação militar.
18 de Novembro de 2012 às 12:03
Israel tem lançado ataques diários
Israel tem lançado ataques diários FOTO: Ahmed Zakot/Reuters

"O exército está preparado para expandir significativamente a operação", disse Netanyahu no início da reunião semanal do gabinete. "Os soldados estão preparados para qualquer eventualidade", acrescentou.

O exército israelita avançou com novos ataques esta manhã em Gaza, matando três crianças, apesar da intensificação dos esforços internacionais para uma trégua, em especial por parte do Egipto.

Uma criança de 18 meses foi assassinada e os seus dois irmãos, com idades entre 4 e os 5 anos, foram gravemente feridos no ataque desta manhã no centro da faixa de Gaza, de acordo com a informação avançada pelo porta-voz dos serviços médicos de urgência do Hamas, Adham Abu Salmiya.

Durante a noite, duas outras crianças, com idades entre um a três anos foram mortas durante duas invasões em casas em Beit Lahiya e Beit Hanoun, perto da fronteira com Israel, segundo a mesma fonte.

Desde o início da operação militar israelita, na quarta-feira, 49 palestinianos - incluindo nove menores e três israelitas foram mortos, enquanto mais de 450 palestinianos e 18 israelitas ficaram feridos.

Esta é a mais importante operação israelita contra a faixa de Gaza, controlada pelo Hamas desde a devastadora ofensiva de Dezembro de 2008 - Janeiro de 2009, que matou cerca de 1.400 palestinianos para parar permanentemente o disparo de foguetes na direcção de Israel.

israel gaza operação exército militar hamas benjamim netanyahu
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)