Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Israel próximo de atingir objectivos

Israel está muito próximo de atingir os seus objectivos da sua ofensiva militar da Faixa de Gaza, afirmou este sábado o ministro da Defesa, Ehud Barak.
17 de Janeiro de 2009 às 16:44
Barak esteve numa base militar israelita no sul do país
Barak esteve numa base militar israelita no sul do país FOTO: d.r.

“Após três semanas de operação ‘Chumbo Endurecido’, estamos muito próximos dos objectivos e da consolidação do adquirido por acordos diplomáticos”, declarou o ministro durante uma visita a uma base militar no sul de Israel.

Barak não disse quando poderá terminar a ofensiva e sublinhou que o exército e as forças de segurança “devem continuar as suas operações e estar prontos a enfrentar qualquer envolvimento no terreno”.

Barak e o primeiro-ministro, Ehud Olmert, devem dar esta noite uma conferência de imprensa, após uma reunião do conselho de segurança israelita, que deve decidir sobre uma trégua unilateral na Faixa de Gaza.

Os líderes do Hamas já anunciaram que vão continuar a lutar enquanto as tropas israelitas mantiverem a sua presença na Faixa de Gaza. Os responsáveis do movimento radical exigem ainda o fim da ofensiva militar e a abertura dos pontos do passagem do território palestiniano.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)