Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

ISRAELITAS CAPTURAM DIRIGENTE DO HAMAS

Era procurado desde 2002 e foi detido na madrugada deste sábado... um dia depois de um gesto de paz. Forças militares israelitas, numa acção nocturna desenvolvida em território autónomo palestiniano, capturaram o comandante da ala militar do Hamas em Tulkarm, Cisjordânia.
4 de Dezembro de 2004 às 15:27
Rami al-Tayaah, 26 anos de idade, enganava os seus perseguidores misturando-se entre a população e até disfarçando-se de mulher. Esta madrugada foi localizado e capturado no apartamento de um amigo, um militante da Jihad Islâmica, que também foi detido. As autoridades israelitas revelaram ter encontrado no apartamento armas automáticas e um pequeno armazém de munições.
O comandante da ala militar do Hamas em Tulkarm é suspeito de ter liderado inúmeros ataques contra alvos israelitas e de ter estabelecido diversas células terroristas nos territórios palestinianos. Talvez por isso se compreenda o grito de um soldado israelita - revelado por uma testemunha palestiniana - quando o cerco se apertou de madrugada: "Não disparem! Precisamos dele vivo!"
Esta acção israelita foi lançada poucas horas depois de a liderança política do Hamas ter feito um invulgar gesto de paz, ao admitir aceitar a criação do Estado da Palestina em Gaza e na Cisjordânia e um entendimento político com Israel. Até agora, o Hamas sempre defendeu a aniquilação do Estado de Israel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)