Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Itália: Berlusconi em queda livre

As quotas de popularidade do primeiro-ministro e do governo italiano continuam em queda livre, enquanto a esquerda apresenta uma vantagem de 10 pontos percentuais face à direita.
2 de Novembro de 2011 às 11:49
Berlusconi, Popularidade, Itália, Queda
Berlusconi, Popularidade, Itália, Queda FOTO: Agência

Silvio Berlusconi atingiu um novo mínimo de 22 por cento de inquiridos que afirmam ter ‘muita’ ou ‘bastante’ confiança no chefe do executivo, contra 24 por cento em Setembro.

A percentagem de inquiridos que confia ‘pouco’ ou ‘nada’ passou de 64 por cento em Setembro para 66 por cento, referiu o instituto IPR Marketing, que fez a sondagem com base uma amostra de 1000 pessoas para o jornal diário ‘Repubblica’ (esquerda).

Berlusconi e a maioria governamental estão enfraquecidos pela crise financeira que atinge a zona euro e mais particularmente a península devido à enorme dívida italiana, aos desentendimentos internos no seio da maioria e a processos judiciais que envolvem o primeiro-ministro.

O governo também obteve um pior resultado a nível de popularidade, com 15 por cento dos inquiridos ‘satisfeitos’ e 68 por cento de ‘descontentes’, contra respectivamente percentagens de 19 por cento e 65 por cento observadas em Setembro, de acordo com o estudo.

O IPR também referiu que a esquerda obtém 45,5 por cento das intenções de voto e a direita apenas 35,5 por cento, ou seja uma vantagem de 10 pontos percentuais.

A vantagem da esquerda aumentou 3,5 pontos percentuais entre 15 de Setembro e 29 de Outubro, datas das duas últimas sondagens.

Berlusconi Popularidade Itália Queda
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)