Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Itália desmantela esquema milionário que lucrou milhões de euros de fundos da União Europeia. 94 pessoas detidas

Mega operação envolveu pelo menos 600 militares da polícia italiana.
Correio da Manhã e Leonor Riso/SÁBADO 15 de Janeiro de 2020 às 09:15
Polícia italiana
Polícia italiana FOTO: Getty Images
A polícia italiana desmantelou um esquema milionário que permitiu à máfia beneficiar de fundos europeus com terrenos fantasma. De acordo com os meios de comunicação italianos, foram detidas 94 pessoas - 48 ficaram em prisão preventiva e as restantes e prisão domiciliária - e há ainda 194 suspeitos. 

Numa mega operação que envolveu pelo menos 600 militares, a máfia de Messina e Nebrodi foi desmantelada e 151 empresas, geridas pelo procurador Maurizio de Lucia, foram alvo de buscas. 

A máfia terá lucrado milhões de euros com o esquema que contava com o apoio de funcionários dos órgãos regionais: em prisão domiciliária, encontra-se um notário e até o presidente da câmara de Tortorici, Emanuele Galati Sardo.

Para conseguir dinheiro destinado a apoiar a agricultura, famílias mafiosas famosas como os Bomtempo Scavo e os Batanesi, segundo o jornal La Repubblica, pediam contributos à Agea – Agência para Fundos da Agricultura de Itália. Declaravam alugar parcelas de terreno que não lhes pertenciam. Entre as terras para que pediram apoios, encontra-se uma que era de uma câmara e outra que se encontrava dentro de um aeroporto, detalha o Il Fatto Quotidiano.

Segundo o jornal La Repubblica, o esquema serviu para que a máfia se apropriasse de seis milhões de euros entre 2010 e 2017. Mas o jornal Il Fatto Quotidiano afiança que desde 2012, conseguiram dez milhões de euros.

O dinheiro era colocado em contas ligadas à máfia e no estrangeiro, em países como a Bulgária e a Lituânia. Depois, voltava a Itália.

Em causa, estão os crimes de associação mafiosa, colaboração com associação mafiosa, associação para o tráfico de estupefacientes, extorsão, transferência fraudulenta de valores, falsidade ideológica por funcionário público e fraude agravada para conseguir fundos públicos.

 

Itália União Europeia crime lei e justiça polícia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)