Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Jacob Zuma casa-se pela quinta vez

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, casou-se esta segunda-feira pela quinta vez, estando oficialmente unido a três mulheres, dado que a poligamia é permitida naquele país.
4 de Janeiro de 2010 às 19:19
Jacob Zuma e sua esposa durante a tradicional cerimónia do casamento
Jacob Zuma e sua esposa durante a tradicional cerimónia do casamento FOTO: Siphiwe Sibeko / Reuters

Zuma, de 67 anos, casou-se oficialmente com Tobeka Madiba, de 37 anos, na sua propriedade em Nkandla, na província de KwaZulu-Natal. O Chefe de Estado e a sua mulher tinham já três filhos e estavam casados pela lei sul-africana antes da tradicional cerimónia.

A poligamia é permitida na África do Sul, mas o estilo de Zuma tem sido alvo de críticas por parte das associações de luta contra a SIDA, que consideram que o Presidente dá um mau exemplo num país com uma alta taxa de casos de HIV.

Indiferente às críticas, o Chefe de Estado justificou a sua preferência, sublinhando que não tem nada a esconder. 'Há muitos políticos com amantes e crianças que eles escondem para fingir que são monógamos. Eu prefiro ser aberto. Amo minhas esposas e tenho orgulho de meus filhos', disse numa entrevista televisiva.

Além de Modiba, Zuma é ainda casado com Sizakele Zuma, de 67 anos, sua primeira esposa com quem se casou em 1973, e Nompumelelo Ntuli-Zuma, com quem se casou em 2007. As duas mulheres vivem em Nkandla.

O Chefe de Estado que este ano acolhe o Mundial de Futebol foi ainda casado com a ministra de Assuntos Internos Nkosazana Dlamini-Zuma, de quem se divorciou em 1998, e com Kate Mantsho-Zuma, que cometeu suicídio em 2000. No total, o Presidente sul-africano tem 19 filhos.

Ver comentários