Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Jacques Chirac em tribunal

O ex-presidente francês Jacques Chirac começa esta segunda-feira a ser julgado por fraude e abuso de confiança pela contratação de 'funcionários fantasmas' quando era presidente da câmara de Paris, no início dos anos 90.
6 de Março de 2011 às 15:44
O ex-presidente francês Jacques Chirac
O ex-presidente francês Jacques Chirac FOTO: d.r.
Chirac, de 78 anos, é o primeiro ex-chefe de Estado francês a sentar-se no banco dos réus. As acusações estão relacionadas com a contratação pela câmara de Paris, em 1994, de 28 funcionários que nunca chegaram a trabalhar para o município: trabalhavam, na realidade, para o partido de Chirac, o RPR.
O antigo chefe de Estado, que nega qualquer irregularidade, escapou durante anos aos tribunais devido à imunidade de que gozou enquanto foi presidente, entre 1995 e 2007. Agora incorre numa pena de prisão até 10 anos e numa multa de 150 mil euros.
No ano passado, Chirac e o seu partido chegaram a acordo com a câmara de Paris para o pagamento de uma indemnização de 2,2 milhões de euros - o equivalente aos salários recebidos pelos 'trabalhadores fantasma' -, o que levou a câmara a retirar-se do processo, deixando a acusação exclusivamente a cargo de uma associação que luta contra a corrupção.
jacques chirac frança funcionários escândalo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)