Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

JAPÃO VAI DEPORTAR BOBBY FISCHER

As autoridades japonesas vão deportar o antigo campeão mundial de xadrez Bobby Fischer para os EUA, onde enfrenta a Justiça por ter participado numa partida de exibição realizada na antiga Jugoslávia em 1992, violando o embargo que então vigorava contra aquele país.
24 de Agosto de 2004 às 13:14
Bobby Fischer
Bobby Fischer FOTO: d.r.
De acordo com informação revelada por uma responsável do Departamento de Imigração, foi já emitido a ordem de deportação, sendo que o antigo campeão de xadrez, actualmente com de 61 anos, já foi informado da decisão tomada pelo governo nipónico.
Bobby Fischer, que tem conseguido iludir as autoridades norte-americanas desde 1992, apesar do mandado de captura internacional emitido em seu nome, foi detido no aeroporto de Narita, em Tóquio, no passado mês de Julho, quando tentava viajar para as Filipinas com um passaporte norte-americano caducado.
O antigo campeão mundial de xadrez, considerado durante décadas o melhor xadrezista de todos os tempos, conhecido também pela sua excentricidade, tentou por todos os meios impedir a sua extradição para os EUA, nomeadamente através do casamento com uma xadrezista japonesa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)