Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Jazidas de urânio descobertas no Irão

As autoridades iranianas anunciaram a descoberta de novas jazidas de urânio no sul do Irão, revelou a Imprensa iraniana esta quarta-feira, citando o vice-presidente e chefe da Organização de Energia Atómica iraniana, Gholam Reza Aghazadeh.
3 de Maio de 2006 às 13:14
A descoberta de uma nova e importante jazida de urânio ocorreu no sul do país, próximo da cidade de Bandar Abbas, onde a exploração a céu aberto é bastante mais barata do que na mina de Sagand, situada na província de Yazd, também no sul.
De acordo com as primeiras estimativas, a jazida agora descoberta poderá vir a produzir 30 toneladas de concentrado de urânio por ano, que após ser transformado em mineral de urânio é usado para produzir gás UF6, utilizado nas centrifugadoras para enriquecer urânio.
O anúncio desta descoberta surge numa altura em que o regime de Teerão está sob fortes pressões internacionais para suspender as actividades de enriquecimento de urânio, arriscando vir a sofrer sanções do aplicadas pelo Conselho de Segurança da ONU ou mesmo uma intervenção militar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)