Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

JEB BUSH SALVA MULHER EM COMA

Uma mulher em coma há treze anos que havia sido recentemente desligada dos tubos que a alimentavam, por ordem do tribunal, foi salva pela intervenção do governador da Florida, Jeb Bush, irmão do presidente George W. Bush.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
Os pais têm lutado para manter Terri viva
Os pais têm lutado para manter Terri viva FOTO: AFP
Terri Schiavo, de 39 anos, está em coma desde 1990, ano em que sofreu um acidente cardiovascular. Desde então, tem sido mantida viva, num permanente estado vegetativo, pelos médicos, os quais não têm, no entanto, qualquer esperança na sua recuperação. O marido, Michael Schiavo, garante que a mulher não desejava ser mantida viva artificialmente, mas os pais de Terri sempre acreditaram na sua recuperação e lutaram para que ela continuasse ligada às máquinas que a mantinham viva.
Na semana passada, um tribunal da Florida acabou por dar razão ao marido de Terri, e ordenou a remoção do tubo que alimentava a doente, condenando assim Terri a uma lenta morte à fome.
O caso agitou consciências e reacendeu o debate sobre o direito à vida na Florida. Numa decisão inédita, o Senado estadual aprovou uma lei autorizando o governador Jeb Bush a intervir no caso, tendo este ordenado esta terça-feira a imediata recolocação do tubo que alimenta Terri. A doente estava ontem a ser alimentada intravenosamente, em preparação para a colocação do tubo.
“Nem consigo descrever os meus sentimentos. Agradeço ao governador e a toda a legislatura estadual – eles restauraram a minha confiança em Deus”, afirmou o pai de Terri, Bob Schindler.
Os advogados do marido da doente tentaram interpor recurso da decisão, mas o pedido foi rejeitado pelo tribunal.
Os pais de Terri já disseram que agora vão tentar convencer os médicos a iniciar um processo de reabilitação física da doente, que está imobilizada numa cama há treze anos, na esperança de que os exercícios ajudem Terri a recuperar gradualmente a consciência.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)