Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

JOHN KERRY FAVORITO NAS SONDAGENS

O senador do Massachusettes John Kerry, candidato Democrata às presidenciais norte-americanas, venceria George W. Bush se caso as eleições se realizassem hoje. De acordo com uma sondagem do Instituto Gallup para a CNN e USA Today, o democrata gangaria as eleições com uma diferença de quatro pontos percentuais face ao actual presidente, 52% contra 44% de Bush.
9 de Março de 2004 às 15:06
Uma das explicações avançadas para estes resultados é o facto de os eleitores Democratas estarem mais predispostos a participar neste acto eleitoral que o restante eleitorado, algo que raramente aconteceu antes, uma motivação que pode ter sido estimulada pelas recentes primárias Democratas.
Apesar da liderança de Kerry e dos números quanto ao desempenho de Bush, 52% pensam que o actual presidente dos EUA vai ser reeleito em Novembro, contra 42% que acreditam que o senador Democrata sairá vencedor.
Quanto às características pessoais, 57% dos inquiridos afirmaram que tanto Kerry como Bush têm as qualidades de personalidade e liderança necessárias a um presidente.
Os eleitores foram igualmente questionados sobre se consideravam apropriado que na campanha Bush-Cheney fossem utilizadas imagens dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, ao que 54% respondeu que não e 42% disse que sim.
A sondagem tem uma margem de erro cerca de quatro pontos percentuais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)