Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Johnson & Johnson recolhe pó de talco por vestígios de amianto

Amianto foi encontrado pelas autoridades de saúde dos Estados Unidos numa embalagem comprada online.
SÁBADO 18 de Outubro de 2019 às 16:53
Um ano após o grande escândalo que abalou a credibilidade do pó de talco da Johnson & Johnson, parece que os problemas não estão totalemnte resolvidos. A empresa está a recolher um lote de pó de talco posto no mercado norte-americano em 2018 por conter vestígios de amianto, substância reconhecida como cancerígena.

O amianto foi encontrado pelas autoridades de saúde dos Estados Unidos numa embalagem comprada online e vem trazer de voltas as dúvidas em relação à segurança dois produtos de talco da marca. No fim de 2018, a Reuters noticiava que a marca norte-americana sabia há várias décadas da presença de amianto no seu pó de talco para bebés, após ter analisado centenas de documentos confidenciais e anos de registos da empresa.

A agência noticiou ainda que empresa escondeu deliberadamente a informação dos reguladores de saúde e do público, apesar de saber das consequências da utilização desta fibra mineral, permitindo que os seus consumidores tivessem contacto com quantidades significativas de amianto. Tanto o talco como o amianto são minerais que se desenvolvem na natureza, habitualmente muito perto um do outro, não é incomum aparecerem nos mesmos produtos.

Por causa desde precedente natural, a empresa dos EUA testa regularmente o pó de talco que produz para verificar se há presença de amianto: de acordo com a investigação da Reuters, "desde pelo menos 1971 até ao princípio dos anos 2000, o talco bruto e o produto final da companhia testaram positivo para pequenos vestígios de amianto", mas os diretores e outros funcionários decidiram não partilhar a informação com as entidades devidas e com o público. A própria escreve, porém, que a maioria dos talcos analisados não continham sinais do mineral potencialmente perigoso.
Johnson & Johnson saúde ambiente resíduos perigosos poluição ambiental
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)