Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Jordânia: Rei Abdallah II nomeia novo primeiro-ministro

Aun Kassawneh, de 61 anos, juiz no Tribunal Internacional de Justiça em Haia desde 2000, foi nomeado esta segunda-feira primeiro-ministro da Jordânia pelo rei Abdallah II, indicou uma fonte oficial à agência noticiosa francesa AFP.
17 de Outubro de 2011 às 13:32

"Kassawneh está em audiência com o rei, que lhe confiou a missão de dirigir e formar o próximo Governo", adiantou a mesma fonte que não quis ser identificada.  

A nomeação ocorre após o anterior chefe do Governo, Maaruf Bakhita, alvo de fortes críticas da oposição nas últimas semanas, ter apresentado a demissão ao rei.  

O rei Abdallah II também nomeou hoje um novo chefe dos serviços de informações, o general Faisal Shobaki, um oficial de carreira nas informações, afirmou um alto responsável jordano.  

"O general Faisal Shobaki foi nomeado chefe dos serviços de informações em substituição do general Mohamad Rakkad, que ocupava o posto desde Dezembro de 2008", indicou a mesma fonte, que não quis ser identificada.  

O general Shobaki era embaixador da Jordânia em Marrocos desde 2008. 
 
A Jordânia enfrenta desde Janeiro um movimento de protesto que reclama reformas políticas e económicas, assim como o fim da corrupção.  

jordânia primeiro-ministro rei abdallah II aun kassawneh maaruf bakhita
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)