Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Jornal inglês manipula dados do coronavírus em Portugal para mostrar risco em viagens de férias

Daily Mail faz apenas referência ao número de casos confirmados diariamente por milhão de habitantes e ignora outros dados relevantes.
Correio da Manhã 5 de Junho de 2020 às 11:59
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Reuters

Num artigo sobre os destinos habituais de férias dos ingleses, em que são analisados os principais países segundo a sua situação epidemiológica, no âmbito do novo coronavírus, o jornal inglês Daily Mail escreve que "apenas dois destinos habituais têm taxa de infeção pior que o Reino Unido", identificando Portugal e Estados Unidos da Améria (EUA) como destinos onde há maior risco de transmissão da doença.

Acontece que o jornal está a ser duramente criticado por fazer esta comparação apenas com base no número de novos casos diários por milhão de habitantes, ignorando outros dados de relevo, como o número de testes feitos por milhão de habitantes, número de casos totais por milhão de habitantes, número de novos casos ou número total de casos ativos.

No artigo os países identificados como destinos habituais de férias dos britânicos são Espanha, França, Itália, EUA, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Grécia, Portugal, Países Baixos, Turquia, Irlanda, Alemanha, Bélgica, México, Marrocos e Austrália. Na tabela apresentada no artigo (que faz referência aos dados até 1 de junho) Portugal surge no segundo lugar dos ‘piores’, atrás dos Estados Unidos, apesar do jornal indicar que (para além de Itália) será um destino que poderá permitir turistas estrangeiros.

Ora acontece que se compararmos os dados ‘reais’- não manipulados -, verifica-se que a situação descrita pelo diário britânico não corresponde totalmente à verdade. Analisando os dados na plataforma EyeData (Lusa), que reúne todos os dados a nível mundial sobre o novo coronavírus, por exemplo, comparando o total de casos por milhão de habitantes, Portugal surge em 23.º lugar no ranking mundial (atrás de Espanha, Irlanda, Bélgica, Emirados Árabes Unidos  ou Itália).

Olhando também ao número de testes por milhão de habitantes, verifica-se outro panorama diferente do descrito pelo Daily Mail. Portugal está no ‘top’ dos países que mais testes faz por cada milhão de habitantes (12.º lugar – com 82.396), à frente de todos os países na lista do Daily Mail, com exceção dos Emirados Árabes Unidos.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)