Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

JOVEM ADVOGADO DE 36 ANOS É LÍDER INCONTESTADO

As eleições presidenciais de hoje são decisivas para o futuro da Geórgia, abalada ainda pelo derrube, ainda que pacífico, do presidente Eduard Shevardnadze, em Novembro do ano passado. O advogado Mikhail Saakashvili, de apenas 36 anos, líder da designada “Revolução de Veludo”, é o favorito incontestado.
4 de Janeiro de 2004 às 00:00
A população espera dele uma liderança capaz de vencer a pobreza e a corrupção, mas o escrutínio está ameaçado pelo alheamento dos eleitores, muitos dos quais consideram Saakashvili um ditador que vem suceder a outro.
Na verdade, apesar de seis candidatos disputarem a presidência, ninguém se deu ao trabalho de fazer sondagens por ser unanimemente aceite que os restantes cinco contendores distribuirão entre si uma magra percentagem.
Para a eleição ser válida tem de contar com uma participação mínima de 50% dos eleitores inscritos, daí que Saakashvili tenha apelado ao voto, lembrando que, se a eleição não for válida, “o caos e a desordem reinarão na Geórgia”.
Refira-se que Saakashvili é um pró-ocidental convicto que precipitou a demissão do seu mentor, Shevardnadze, ao promover protestos pacíficos contra a corrupção no governo, acusado de manipular as eleições legislativas de Novembro.
Aliás, o interesse internacional naquela pequena ex-república soviética é facilmente explicado face ao monumental investimento no que é já considerado o ‘revolucionário’ oleoduto que, quando pronto, permitirá escoar petróleo desde o Mar Cáspio até aos mercados ocidentais.
Mas a instabilidade ameaça, de facto, esta antiga república soviética. O crime e a corrupção constituem forças poderosas no país e os “barões” do crime não vêem com bons olhos a mudança política. A violência tem, aliás, marcado, o período pré-eleitoral. No início da semana um ataque com granada visou uma estação televisiva fiel aos partidos que derrubaram o antigo presidente.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)