Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Jovem terrorista preso em Portland

Um jovem somali residente nos EUA foi detido na sexta-feira, em flagrante, quando tentava fazer explodir uma carrinha armadilhada em Portland, no estado norte-americano de Oregon. Estava sob vigilância do FBI há vários meses e foi a polícia quem lhe arranjou os ‘explosivos’ que ia usar no ataque.
28 de Novembro de 2010 às 00:30
Mohamud tentou fazer explodir bomba durante inauguração da árvore de Natal de Portland
Mohamud tentou fazer explodir bomba durante inauguração da árvore de Natal de Portland FOTO: DR

Mohamed Osman Mohamud, de 19 anos, foi preso no momento em que, com o telemóvel, tentava fazer explodir o carro-bomba, estacionado na praça central da cidade, onde, na altura, milhares de pessoas se encontravam reunidas para assistir à inauguração da árvore de Natal da cidade. Mohamud não sabia, mas estava a ser seguido pelo FBI há meses e foram agentes disfarçados quem lhe forneceu os explosivos – obviamente inofensivos –, fazendo-se passar por intermediários de um grupo terrorista paquistanês com quem ele estava em contacto através da internet.

"A ameaça era muito real. A nossa investigação mostrou que Mohamud estava absolutamente determinado a levar a cabo um ataque em grande escala", afirmou Arthur Balizan, do FBI. Mohamud foi acusado de terrorismo e utilização de armas de destruição.

TERRORISTA PORTLAND EUA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)