Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Jovem turca de 24 anos é a mulher mais alta do mundo

Rumesya Gelg tem, aproximadamente, 2,15 metros.
Correio da Manhã 13 de Outubro de 2021 às 18:55
Rumesya Gelgi, a mulher viva mais alta do mundo
Rumesya Gelgi, a mulher viva mais alta do mundo FOTO: Instagram: @rumeysagelgi
Rumeysa Gelgi, de 24 anos e de nacionalidade turca, é a mulher mais alta do mundo, com 215,16 centímetros. A altura de Rumeysase deve-se a uma condição chamada síndrome de Weaver, que provoca crescimento acelerado, disse o Guinness World Records em comunicado.

A altura de Gelgi foi reavaliada este ano, após, em 2014, quando tinha 18 anos, ter sido eleita a adolescente mais alta do mundo.
Devido à sua condição, Gelgi costuma deslocar-se numa cadeira de rodas, mas consegue, também, usar um andarilho durante curtos períodos de tempo.
    A jovem turca quer usar os meios que tem, incluíndo as redes sociais, para informar as pessoas sobre condições médicas raras, como o síndrome de Weaver. "Cada desvantagem pode ser transformada numa vantagem, por isso aceite-se como é, esteja ciente do seu potencial e dê o seu melhor", disse através de comunicado

    A altura da jovem intriga as pessoas, mas a maioria mostra-se gentil e solidária, confessou ao Guinness World Records"É uma honra receber de volta Rumeysa no livro dos recordes. O seu espírito indomável e orgulho em se destacar da multidão é uma inspiração", disse Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, em comunicado.

    O homem mais alto do mundo, Sultan Kösen, também é da Turquia e tem 251 centímetros de altura. O Guinness World Records disse que, o facto de os recordistas masculinos e femininos vivos mais altos do mundo serem do mesmo país é "uma ocorrência rara". A última vez que isso aconteceu foi em 2009, quando Bao Xishun (236,1 centímetros) e Yao Defen (233,3 centímetros), da China, detiveram os recordes. A mulher mais alta alguma vez registada foi Zeng Jinlian da província de Hunan, na China, que media 246,3 cm, quando morreu em fevereiro de 1982.


      Guinness World Records interesse humano Túrquia mulher altura
      Ver comentários