Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Jovens contra José Eduardo dos Santos

A audiência do julgamento sumário de 21 jovens detidos no sábado durante uma manifestação contra o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, começou esta terça-feira em Luanda com a presença de três advogados de defesa David Mendes, William Tonet e Luís Nascimento.
6 de Setembro de 2011 às 12:59
Jovens manifestantes já começaram a ser julgados em Luanda
Jovens manifestantes já começaram a ser julgados em Luanda FOTO: D.R.

Na sala de audiências estão presentes alguns familiares dos detidos. No exterior do edifício, estão várias pessoas, entre familiares e jovens com cartazes a exigirem "justiça".   

O julgamento sumário, cujo início estava previsto para as 09:00 locais (mesma hora em Lisboa), começou com quase quatro horas de atraso. A sala de audiências do Tribunal de Polícia é pequena para o número de pessoas que afluiu ao local.   

Entre os detidos presentes a tribunal encontra-se uma mulher, Ermelinda Freitas, de 60 anos, do Bloco Democrático.   

Os detidos submetidos a julgamento fazem parte de um grupo de jovens que no sábado realizou uma manifestação contra o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que resultou na detenção e ferimento de alguns participantes, bem como na agressão a alguns jornalistas que faziam a cobertura da manifestação. 

Segundo a polícia, foram detidas 24 pessoas, enquanto segundo fontes próximas dos manifestantes foram detidas 50.  

A organização dos direitos Humanos Human Rigts Watch afirma que pelo  menos 30 detidos continuam incontactáveis e com paradeiro desconhecido.

Ver comentários