Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

JOVENS SAÚDAM JOÃO PAULO II

Naquela que foi a sua primeira aparição pública desde que na passada terça-feira chegou a Toronto para presidir às Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa João Paulo II participou ontem numa cerimónia de acolhimento e boas-vindas, num autêntico banho de multidão.
25 de Julho de 2002 às 23:58
Com efeito, e depois de um “retiro espiritual” de dois dias na remota ilha canadiana de Strawberry, onde repousou, recarregando baterias para a exigente série de encontros com os jovens nos próximos dias, o Santo Padre fez ontem a sua primeira aparição na 17.ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude, diante de mais de 200.000 peregrinos, num autêntico mar de cores, representativas dos mais de 170 países presentes.

Depois de, na véspera, ter feito uma retemperadora viagem de barco pelo pitoresco Lago Simcoe, o Papa congregou ontem em seu redor os jovens, abrindo oficialmente as Jornadas. Fortalecido e evidenciando uma energia pouco habitual, João Paulo II chegou mesmo a manifestar momentos de boa “forma” num banho de multidão juvenil, onde foi entusiasticamente recebido.

A marcar a visita papal, algumas acções de contestação, contra a pedofilia e outros abusos sexuais praticados por clérigos e a favor da ordenação sacerdotal de mulheres. Refira-se que o Papa recusou encontrar-se com um grupo de canadianos vítimas de abusos sexuais por padres pedófilos.

Um representante do Vaticano justificou que o programa das Jornadas da Juventude foi determinado há muito tempo, pelo que não é possível acolher esse pedido, salientando que os bispos já assumiram o compromisso para que seja restabelecida a verdade e a justiça em todos os casos.
Também a anunciada distribuição de preservativos numa igreja anglicana tem agitado os meios eclesiais.

Hoje, o Papa almoçará com 14 jovens de vários países na ilha de Strawberry, onde permanecerá até amanhã, dia em que decorrerá o encontro com o primeiro-ministro canadiano, Jean Créthien, e outras personalidades políticas. À noite, decorrerá uma vigilia ao ar livre, que se estenderá pela madrugada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)