Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Juiz de Breivik apanhado a jogar solitário

Um dos cinco juízes responsáveis pelo julgamento do autor confesso dos ataques de Julho de 2011 na Noruega, Anders Behring Breivik, foi esta segunda-feira apanhado pelas câmaras de televisão a jogar solitário no computador durante a audiência.
4 de Junho de 2012 às 14:54
Juiz foi apanhado a jogar no computador durante audiência de Breivik
Juiz foi apanhado a jogar no computador durante audiência de Breivik FOTO: d.r.

Numa imagem divulgada pelo 'site' do jornal Verdens Gang, Ernst Henning Eielsen, um dos três "juízes-cidadãos" que foram escolhidos entre a sociedade civil para auxiliar os dois magistrados responsáveis pelo processo, está a jogar solitário durante o depoimento de uma testemunha, o professor sueco Mattias Gardell.

"Os juízes acompanham de forma muito atenta tudo aquilo que é dito e apresentado durante o tribunal", afirmou uma porta-voz do tribunal de Oslo, Irene Ramm, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.

"Existem maneiras diferentes de estar concentrado", referiu a mesma porta-voz, precisando que Eielsen não desmente os factos.

No âmbito do mecanismo de justiça popular em vigor na Noruega, o julgamento do extremista de direita conta com cinco juízes -- dois magistrados profissionais e três cidadãos escolhidos entre a sociedade civil -, que irão decidir se Breivik é culpado e a sentença a aplicar. O voto de um "juiz-cidadão" terá o mesmo peso na decisão final do que o do magistrado.


O parlamento da Noruega decidiu há mais de um século que "cidadãos independentes" devem contribuir nas decisões judiciais ao lado dos juízes tradicionais.

Estes "juízes-cidadãos" são escolhidos por quatro anos a partir de duas listas, divididas por género. Os cidadãos têm de ter pelo menos 21 anos, nacionalidade norueguesa ou de um país nórdico e falar norueguês, entre outros critérios.

Breivik, opositor da multiculturalidade e da "invasão muçulmana" na Europa, foi o autor do atentado à bomba contra a sede do Governo norueguês e de um tiroteio na ilha de Utoya, perto de Oslo, a 22 de Julho do ano passado.

Os dois ataques causaram 77 mortos, na maioria jovens que participavam num acampamento da Juventude Trabalhista, na ilha de Utoya.

O julgamento de Breivik arrancou em Oslo a 16 de Abril. O veredicto é aguardado para Julho próximo.

breivik noruega julgamento juiz solitário computador jogo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)