Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Juiz espanhol liberta pais que retiraram filho doente de hospital britânico

Justiça espanhola decidiu então colocar os pais em "liberdade imediata". após retirada de mandado de captura.
2 de Setembro de 2014 às 20:38
Juiz Ismael Moreno ouviu os pais da criança na segunda-feira
Juiz Ismael Moreno ouviu os pais da criança na segunda-feira FOTO: Juan Carlos Hidalgo / EFE

A justiça espanhola decretou esta terça-feira a libertação imediata dos pais que retiraram o seu filho, diagnosticado com um tumor, do hospital britânico em que se encontrava internado, contra indicação médica.

O casal britânico Brett King e Naghemeh King, pais de Ashya, foi detido no sábado, em Málaga, no Sul de Espanha, com o menino de cinco anos e outros quatro filhos. Na sequência da fuga, e depois de os médicos do hospital londrino terem dito que a vida da criança corria grave perigo se não recebesse tratamento, a polícia britânica emitiu um mandado de detenção europeu, por sequestro e maus tratos.

Porém, esta terça-feira, a justiça britânica anunciou que retirava o mandado de captura contra o casal. "Face ao recuo das autoridades britânicas", a justiça espanhola decidiu então colocar os pais em "liberdade imediata".

Já na segunda-feira, após ouvir os pais da criança, o juiz Ismael Moreno, da Audiência Nacional de Madrid, tinha recusado a extradição do casal, que pertence à confissão religiosa Testemunhas de Jeová e que se opõem a transfusões de sangue.

Juiz espanhol liberta pais retiraram filho doente hospital britânico
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)