Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Julgamento de jornalista começa a 31 de Dezembro

O julgamento do jornalista iraquiano Mountazer al-Zaidi, que atirou os seus sapatos ao presidente norte-americano, George W. Bush, começa a 31 de Dezembro, anunciou o juiz de instrução responsável pelo caso.
22 de Dezembro de 2008 às 09:33
O jornalista Muntazer al-Zaidi
O jornalista Muntazer al-Zaidi FOTO: d.r.

"O inquérito terminou e o dossiê foi transferido para o tribunal criminal central do Iraque", disse Dhiya al-Kenani, citado pela agência de norícias AFP, declarando que "o processo começará na quarta-feira, decorrerá neste tribunal e é aberto aos meios de comunicação social".

O magistrado tinha inicialmente anunciado que o julgamento teria início na p´roxima quarta-feira, a 24 de Dezembro, mas posteriormente corrigiu a informação afirmando que a primeira audiência teria lugar a 31 de Dezembro.

Al-Zaidi, jornalista iraquiano de 29 anos, destacou-se por ter lançado dois sapatos contra Bush no dia 14 de Dezembro, durante uma conferência de imprensa em Bagdad. Está detido e é acusado de "agressão a um chefe de Estado estrangeiro em visita oficial". O jornalista pode ser condenado a 15 anos de prisão.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)