Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Juncker espera que Grécia cumpra acordos com credores

Legislativas gregas estão marcadas para dia 20.
9 de Setembro de 2015 às 12:16
Jucnker falou esta quarta-feira na reunião da Comissão Europeia
Jucnker falou esta quarta-feira na reunião da Comissão Europeia FOTO: Reuters
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse esta quarta-feira, perante o Parlamento Europeu, esperar que o próximo Governo em Atenas cumpra os acordos com os credores internacionais que resultaram no terceiro resgate ao país.

"Espero que não voltem com a palavra atrás e que o acordo seja respeitado, qualquer que seja o Governo que governe", disse Juncker, aludindo às legislativas marcadas para dia 20, depois de Alexis Tsipras se ter demitido do cargo de primeiro-ministro.

"A Grécia precisa de um apoio abrangente e de aplicar as reformas atempadamente, de modo a que a confiança possa regressar quer entre o povo grego quer na economia grega", disse.

Juncker adiantou ainda que a Comissão Europeia estará disponível para ajudar a Grécia a seguir uma estratégia de crescimento.

A 15 de agosto, os ministros das Finanças da zona euro avalizaram um terceiro programa de resgate à Grécia que permitiu o empréstimo de 86 mil milhões de euros ao longo de três anos, dos quais 25 mil milhões são para recapitalizar a banca - com a contrapartida de Atenas aplicar um programa de reformas.

Juncker apelou ainda aos eurodeputados para aprovarem rapidamente um plano de crescimento para a Grécia, no valor de 35 mil milhões de euros, proposto a 15 de julho.
Jean-Claude Juncker Comissão Europeia Grécia acordo credores economia negócios e finanças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)