Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Kebabs com carne adulterada preocupam Reino Unido

Vice-primeiro-ministro britânico revelou-se preocupado.
2 de Maio de 2014 às 17:17
A 'Food Standards Agency' revelou que dos 145 kebabs analisados, 43 estavam adulterados
A 'Food Standards Agency' revelou que dos 145 kebabs analisados, 43 estavam adulterados FOTO: CM/Luís Costa

Um estudo levado a cabo pela 'Food Standards Agency', uma empresa de segurança alimentar do Reino Unido, e pela associação de consumidores 'Which?' está a gerar polémica e até já mereceu a preocupação do líder do Partido Liberal Democrata e vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg.

O estudo, que partiu da premissa "que tipo de carne comemos quando levamos à boca um saboroso kebab", revela que a carne presente nos kebab do Reino Unido não é apenas borrego. Na verdade, contém porco, vaca, frango, pato e carnes de origem desconhecida.

A 'Which?' revelou que dos 60 kebabs que analisou, 17 tinham carne adulterada e não identificada. Já a 'Food Standards Agency' indica que dos 145 kebabs analisados, 43 estavam adulterados.

O vice-primeiro-ministro Nick Clegg não tardou a reagir às conclusões deste estudo. Numa entrevista à rádio LBC chegou a questionar se aquilo que é vendido aos britânicos como cordeiro é no final de contas carne de cão, gato ou rato.

"Claro que me preocupa que se ande a vender kebabs de rato. As autoridades sanitárias têm de resolver esta questão", declarou Cleeg sem esconder que é um apreciador do prato típico da Turquia, Grécia e Costa do Mediterrâneo.

cm kebab reino unido nick clegg cordeiro rato vaca porco pato frango
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)