Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Kim Jong-un apela à preparação das tropas para o combate

Líder norte-coreano realizou a primeira inspeção do ano.
5 de Janeiro de 2016 às 05:54
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un,
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, FOTO: Reuters
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou um exercício de artilharia do exército e instou as tropas a elevar a sua preparação para o combate, durante a primeira inspeção militar do ano, informou a agência KCNA.

O jovem líder exigiu aos militares que pratiquem ao máximo a sua pontaria, de modo a reforçarem o poder ofensivo do Exército Popular do país, segundo a KCNA.

A agência do regime destacou que "todos os participantes dispararam na direção do alvo com uma pontaria perfeita, adquirida nos seus exercícios de rotina".

Trata-se da primeira inspeção militar no terreno em 2016 pelo líder norte-coreano, que no primeiro dia do ano assistiu à inauguração de um novo complexo estatal de investigação científica e tecnológica.

Kim, que em 2016 cumpre cinco anos no poder, prometeu, no seu discurso de ano novo, "demonstrar ainda mais a força" da Coreia do Norte "como potência militar, com um novo alcance na construção das forças armadas revolucionárias e a melhoria da sua capacidade de defesa".

Destacou também o desenvolvimento "tangível" do setor militar e da indústria de defesa do país, e reafirmou a sua política "Songun", herdada do seu pai, Kim Jong-il, e que consiste em dar prioridade ao exército.

O ditador reiterou ainda a vontade de dialogar com a Coreia do Sul e a aposta na negociação para resolver as diferenças entre as duas nações.
Kim Jong-un Exército Popular Coreia do Norte Songun Kim Jong-il política defesa forças armadas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)